Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

happyness is everywhere

O Povo português é essencialmente cosmopolita. Nunca um verdadeiro Português foi português: foi sempre tudo. FP

happyness is everywhere

Moonlight - o filme

download.jpg

Fui ver hoje o Moonlight.

Saí de lá a pensar que o filme não tinha estofo para Óscar. Mas à medida que fui conduzindo, fui percebendo a subtileza do final do filme e aí sim, percebemos que a mensagem é forte.

 

O miúdo é confrontado com questões de identidade e durante toda a sessão compreendemos que o filme é tão intenso que conseguimos viver o tormento e o bullying na primeira pessoa. No final, somos confrontados com um miúdo que apesar do que sofreu, ganhou a carapaça que toda a vida quis, mas continua igual na sua essência. Numa permanente aceitação da sua condição e do amor que experienciou uma única vez.

 

Já o amigo, toda a vida foi o que os outros quiseram que ele fosse, e só na idade adulta, consegue finalmente ser ele próprio. Dois seres com um tão diferente crescimento, mas que culmina no reencontro.

 

Fazendo uma análise, é talvez o filme mais simples dos nomeados que eu vi, mas a par de Manchester by the Sea, trata de um tema complexo, cheio de sentimento. Merece ser visto, sabendo de antemão que se tratou de um filme com um dos orçamentos mais pequenos dos filmes nomeados para um Óscar e portanto, sem grandes efeitos e produções à americana. Intimista.

Aconselho! 

 

 

8 comentários

Comentar post