primeira

Pela primeira vez na história do Futebol de topo, uma mulher apitou a partida de um jogo da Bundesliga, a primeira divisão de um dos grandes campeonatos europeus, o alemão. Arbitrou o Hertha Berlim – Werder Bremen.

Bibiana Steinhaus, 38 anos, polícia é a primeira mulher a desempenhar o cargo de árbitro principal. Até ao passado domingo, algumas mulheres já tinham desempenhado o cargo de árbitros auxiliares noutros países na Europa, mas nunca como principal. Que inovação!

 

Bibiana começou a carreira em 1999 e diz que que nunca fez isto com um objectivo de emancipação. Fez simplesmente aquilo que ama. Mas se é um exemplo para muitas jovens raparigas, ou mesmo uma pioneira para fazer avançar a igualdade de direitos, fica satisfeita, evidentemente».

 

Para quem não pertence o mundo masculino do desporto, possivelmente é difícil entender e ler nas entrelinhas os sacrifícios e empenho por detrás desta nomeação. Qualquer mulher que chegue a um patamar alto no desporto, trabalhou muito mais do que qualquer homem na mesma posição. Não tenham dúvidas quanto a isso. Eu sei, senti na pele ao longo de décadas, na minha modalidade, até também eu atingir o topo...

 

Portanto faço uma vénia à Bibiana. E aos Comités de Arbitragem porque mostram que se alguém trabalhar bem e der boas indicações, pode ter sucesso independentemente do género. E isso abre portas - abre muitas portas para que outras mulheres sigam as pegadas e venham para essas modalidades.