Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

happyness is everywhere

O Povo português é essencialmente cosmopolita. Nunca um verdadeiro Português foi português: foi sempre tudo. FP

happyness is everywhere

O Povo português é essencialmente cosmopolita. Nunca um verdadeiro Português foi português: foi sempre tudo. FP

Aspirar dióxido de carbono

Como disse no post anterior, agora o caminho é procurar soluções para que não se repitam situações como a deste fim de semana.

 

E no que diz respeito ao ambiente, há sempre os cientistas inovadores que procuram soluções para o Mundo. E  li um artigo fascinante acerca de uma startup suíça que montou uma fábrica que aspira o CO2 e o transforma em adubo.

E é depois de ler artigos destes, que percebemos que afinal há pessoas que contrariam todo o mal que outras fazem proliferar... Em 31 Maio, a Climeworks inaugurou esta máquina em Hinwill, Suíça:

aspiradores.jpg

Ora anualmente uma árvore retira da atmosfera 50 kg de Co2. Esta máquina vai retirar 900 toneladas de dióxido carbono da atmosfera, o equivalente às emissões de 200 automóveis e como podem ser colocados em terrenos não férteis, é um win-win. Emissões de 200 automóveis não parece muito, pois não? Então teremos de multiplicar aquela unidade por 750!

Essa transformação do Co2 vai ser reaproveitada como fertilizantes para a agricultura, como combustível ou ainda como gás para as bebidas gaseificadas.

 

No entanto este é um projecto experimental. Portanto não vamos já embandeirar em arco e desatar a recuar nas políticas anti-poluição do planeta. "Capturar o dióxido de carbono é tão importante como as medidas para cortar as emissões. Não é em vez de, ou em alternativa. São os dois".

 

Boas notícias para o nosso planeta!

 

2 comentários

Comentar post