Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

happyness is everywhere

O Povo português é essencialmente cosmopolita. Nunca um verdadeiro Português foi português: foi sempre tudo. FP

happyness is everywhere

O Povo português é essencialmente cosmopolita. Nunca um verdadeiro Português foi português: foi sempre tudo. FP

Dunkirk - O filme

images.jpg

Antes do jantar que tinha ontem com amigos, fomos ver este filme.

A operação dínamo, em Dunquerque, França.

 

Um filme muito tocante, que nos dá a conhecer (ou no meu caso recordar já que dei isso na escola em França) uma operação onde morreram cerca de 300.000 combatentes franceses e britânicos.

 

Um filme passado na Segunda Guerra Mundial, numa altura em que a Alemanha cerca as tropas aliadas nas praias de Dunquerque (Dunkirk).

Com a ajuda aérea das forças aliadas, as tropas são lentamente evacuadas da praia. Mas o papel fundamental deveu-se à participação em massa dos civis pescadores e com embarcações simples, que cheios de coragem, rumaram à guerra e transportaram nas suas traineiras, barcaças e iates, todos quanto puderam.

 

Um filme com poucos diálogos, mas uma forte vertente emotiva. Filmado em Dunquerque e com todas as cenas marítimas in loco, sem recurso a cenários, o que dá tanta veracidade ao filme.

Não havendo muitos diálogos, o som da batalha é o som dominante, que faz com que nos sintamos dentro do filme.

 

Arrasador. Avassalador. Quando a história nos diz que apesar de todos os esforços e histórias com final feliz dos que conseguiram chegar ao outro lado do canal, houve cerca de 300 mil homens que não o conseguiram e morreram encurralados entre as forças alemãs e o mar. Uma homenagem. A ver!