Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

happyness is everywhere

O Povo português é essencialmente cosmopolita. Nunca um verdadeiro Português foi português: foi sempre tudo. FP

happyness is everywhere

Espaço pessoal

Ao viajar por aí apercebemo-nos que apesar de sermos todos muito iguais, mas também somos todos muito diferentes. É uma questão cultural. E ao ler ontem este post da Joana, lembrei-me deste post que já tinha começado há uns dias.

 

Mas voltando ao assunto das diferenças, uma das questões que acho mais pertinentes é a do espaço pessoal.

Já quando vivia em Lisboa, detestava que agarrada ao varão do metro, alguém deixasse a mão descair e ficasse a tocar na minha. À outra pessoa não faz confusão? Eu desviava logo a minha.

No avião, gosto de estar na minha. Normalmente para evitar que metam conversa, coloco fones, ou começo a ler um livro ou a trabalhar.

Gosto do meu espaço e não gosto que o trespassem ou invadam. Estranhos, bem entendido. E por isso é giro ver como são as outras pessoas por aí fora...

 

Este estudo que li no outro dia baseava-se em cerca de 40 países diferentes e na distância que mantemos perante o outro. Estranhos, claro. Eu pessoalmente com pessoas que fazem parte do meu círculo, gosto de toques, de colocar a mão no braço, essas coisas, mas com estranhos... É do género não achas que estás em cima de mim??

 

Portanto quando visitamos outros países, há os que se aproximam e os que deixam uma distância razoável entre nós. Copiei alguns números quando li o artigo, ora vejam: 

Os países onde a distância entre pessoas é mais respeitada são a Roménia com 140cm, Hungria com 131, Turquia com 123 ( aposto que o tipo que me atacou não conhecia este estudo), Colômbia com 117, e Hong Kong e China com 116cm.

 

Depois temos os países que gostam da proximidade. Tal como a Argentina com 77cm, Perú com 80, Bulgária com 81, Áustria com 88 e Itália com 93cm.

Se verificarmos a distância mínima de 77cm para a Argentina para 140cm para a Bulgária, verificamos que se trata quase do dobro!!

Não consegui descobrir Portugal em lado nenhum. O que acham, onde ficamos nós nessa distância?

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Happy 11.05.2017

    Sim gostamos, mas depois olho para os 77 da Argentina e fico a pensar. Para a próxima tenho de calcular a distância normal... Fita métrica, fita métrica, fita métrica
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.