Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

happyness is everywhere

O Povo português é essencialmente cosmopolita. Nunca um verdadeiro Português foi português: foi sempre tudo. FP

happyness is everywhere

O Povo português é essencialmente cosmopolita. Nunca um verdadeiro Português foi português: foi sempre tudo. FP

Fraudes. Ou tentativas...

Já foram vítimas deste tipo de tentativa de fraude?

Talvez por viajar bastante e ter uma rede de amigos muito vasta por esse mundo fora (que viajam com as mesmas funções que eu), sou frequentemente vítima de tentativas de fraude.

Sem Título (2).png

 Recebi este mail há dias. Julguei que este meu amigo viesse a Portugal e precisasse de algum tipo de contacto, etc, o que é comum entre todos nós. Respondi a dizer que estava disponível e poderia contar comigo.

Algumas horas depois, recebo esta resposta:

"Merci pour ton courriel. Je vais très mal après avoir oublié mes affaires ( mon téléphone, carte de crédit, argent) dans un taxi ici à Athènes où je suis actuellement pour 4 jours. Y a-t-il un kiosque à tabac ou une station-service non loin de toi?"

 

E é aqui que é assustador. Porque isto pode efectivamente acontecer. E essa pessoa esteve efectivamente em Atenas (isto é facilmente comprovado através de uma plataforma a que acedemos). Portanto alguém se dá ao trabalho de analisar o tipo de viagens que fazemos para fazer balançar o receptor das mensagens.

 

Ponto 1, já recebi diversas dessas (da primeira vez liguei directamente à pessoa e ele ficou a saber que o nome dele estava a ser usado para esses fins)

Ponto 2, sendo uma situação possível e como conhecemos pessoas em TODOS os países, o normal seria ele contactar algum colega grego. Se esse mail dissesse que ele estava em Portugal, eu teria telefonado, ainda assim. Não sendo, limitei-me a eliminar a conversa completa, tendo acabado por horas mais tarde, ter recebido isto:

1 (2).png

Portanto, nestas coisas da internet, todo o cuidado é pouco...

 

2 comentários

Comentar post