Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

happyness is everywhere

O Povo português é essencialmente cosmopolita. Nunca um verdadeiro Português foi português: foi sempre tudo. FP

happyness is everywhere

O Povo português é essencialmente cosmopolita. Nunca um verdadeiro Português foi português: foi sempre tudo. FP

Infantário na floresta

É uma tendência que está a alastrar por esses países fora. Nasceu em Berlim e alastrou ao resto da Alemanha, mas também países nórdicos (claro), USA, Reino Unido, Correia do Sul, Japão, etc..

 

Tudo nasceu da constatação que "as crianças de hoje sabem tudo de tecnologia e nada sobre o passarinho que está do outro lado da janela". E portanto, voltar ao contacto com a natureza levou os infantários a ir com as crianças para a rua.

 Sem Título (2).png

Assim, os alunos a partir do ano e meio até aos 5/6 aprendem a distinguir pegadas de animais, barulhos da floresta e de pássaros, e abordam mesmo assuntos sérios, como quando encontram animais mortos. Aprendem a brincar com pedras, paus e folhas.

Percorrem pequenas matas mas também parques da cidade em que foram construídas estruturas em madeira como apoio para descansar e mudar fraldas.

A aprendizagem não é descurada. Antes pelo contrário. Aprendem sem se aperceberem, pois entendem conceitos como diferença de tamanhos ordenado paus do maior ao mais pequeno, descobrem os números a contar cogumelos, e inventam-se letras com materiais naturais, constroem-se abrigos e brinquedos com madeira, cantam música e aprendem outras línguas. 

Também há rodinhas, mas acontecem à volta da fogueira, e mesmo com chuva, sol ou temperaturas negativas, as actividades são exteriores. Aparentemente, até se passam menos doenças...

Interessante, não?

Para evitar aquele "de onde é que vêm as salsichas? Da Sicasal" 

2 comentários

Comentar post