Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

happyness is everywhere

O Povo português é essencialmente cosmopolita. Nunca um verdadeiro Português foi português: foi sempre tudo. FP

happyness is everywhere

Limpar o Espaço

Nunca tinha pensado nisto.

Mas efectivamente, o Homem é exímio em fazer lixo na Terra, porque não haveria de fazer o mesmo no Espaço?

 

Calcula-se que 500 mil detritos estejam em órbita no espaço. Entre eles pode-se encontrar satélites que já não estão em funcionamento, partes de foguetões espaciais, equipamento antigo usado por astronautas, e restos de materiais que se soltaram e vagueiam lá por cima, a alta velocidade. Um satélite europeu, por exemplo, deixou de funcionar em 2012, permanece em órbita e é maior do que um autocarro. 

 

E é por isso que o Surrey Space Center do Reino Unido, vai iniciar uma missão de limpeza, numa iniciativa co-financiada pela União Europeia. Está projectada desde 2013 e vai ser realizada este ano. E estamos a falar apenas de ambiente? Não!

 

Uma colisão entre um destes detritos e um qualquer objecto pode causar danos colossais.:

Em 2016, um pedaço de tinta solto embateu na janela da Estação Espacial Internacional e causou uma fissura. Em 2010 o choque entre dois satélites originou mais de 1000 detritos. 

Se um destes detritos embater num satélite operacional, pode danifica-lo ou destrui-lo. E isso interfere directamente no nosso quotidiano e na nossa vida porque dependemos dos satélites para as comunicações, a navegação por GPS, televisões por satélite, monitorização do ambiente da Terra, previsões meteorológicas, etc, etc, etc...

 

Daí ser fundamental missões destas para retirar destroços, onde vão ser usados braços robóticos, redes, arpões entre outros.

 

E vocês, já tinham pensado nisso

4 comentários

Comentar post