Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

happyness is everywhere

O Povo português é essencialmente cosmopolita. Nunca um verdadeiro Português foi português: foi sempre tudo. FP

happyness is everywhere

O Povo português é essencialmente cosmopolita. Nunca um verdadeiro Português foi português: foi sempre tudo. FP

Ovo versus ovo

Para quem não sabe, os códigos inscritos nos ovos dizem-nos como são criadas as galinhas que os põem.

85iaJLa3cWsVIg5ta4HjnCdw_.jpg

Os ovos mais comuns e cujo preço é mais acessível são os que têm o código 3. O espaço para cada galinha é o equivalente a uma folha de papel A4, o que dificulta o bater das asas e qualquer movimento. Para além disso, as luzes ligadas prolongam o dia, de maneira a  aumentar a produção. Por uma questão de stress acumulado os bicos das galinhas no casos 2 e 3 são cortados para evitar mutilação.

 

O código 1 é aquele cujas condições se aproxima mais do que sempre conhecemos. As galinhas são criadas “ao ar livre”. Têm um espaço interior, similar ao código 2, onde pernoitam ou se abrigam quando está mau tempo, mas também têm um espaço exterior ao ar livre, adaptado às suas necessidades, com uma densidade mínima de 4 m2 por animal ou seja, 40 vezes maior do que no código 2.

 

O Lidl Portugal é a primeira loja a abolir a comercialização dos ovos oriundos de galinhas criadas em gaiolas, passando a comercializar exclusivamente ovos provenientes de galinhas no solo e de galinhas ao ar livre. 

 

Claro que a forma como a galinha vive e se alimenta, vai influenciar a qualidade do ovo. Vamos ter isto em atenção da próxima vez que comprarmos ovos?

2 comentários

Comentar post