Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

happyness is everywhere

O Povo português é essencialmente cosmopolita. Nunca um verdadeiro Português foi português: foi sempre tudo. FP

happyness is everywhere

Plástico, afinal a solução

Não sei se ouviram as notícias ontem, mas foi dado um passo gigante naquilo que pode ser uma das salvações do planeta. 

Aparentemente, Um grupo de cientistas descobriu (por engano) uma enzima capaz de decompor o plástico. Ora vejam a notícia aqui.

 

Isto é fenomenal porque a poluição das cerca de 86% das garrafas de água que não são recicladas, pode ser amplamente reduzida. É que uma garrafa de água depositada no oceano leva séculos a ser decomposta e a enzima promete decompor em poucos dias.

Claro que isso implica que se faça limpeza dos oceanos à mesma, o que se tem mostrado muito difícil. E que continuemos a ser responsáveis, já que nem todo o tipo de plástico é sensível a esta enzima... Nem sabemos como vai ser produzida, com que custo ecológico.

 

Mas voltando ao trabalho destes cientistas que iniciaram este trabalho em 2016, foi divulgado que eles ficaram em choque quando se aperceberam da descoberta da bactéria que está por detrás da enzima. 

A opinião é que "uma garrafa de água velha possa voltar a ser uma garrafa de água nova, o que até aqui não era possível". Pode estar aqui a nova base para sustentabilidade, ao envolver a indústria para que aproveite esta descoberta de forma a não criar mais plástico virgem.

 

Mais uma grande invenção.

Não será demais relembrar que algumas das grandes invenções da história da Humanidade aconteceram por acaso. A penicilina, by the way...

 

1 comentário

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.