Aeroporto de Lisboa
Li no outro dia uma estatística sobre os aeroportos.
Quem me conhece sabe que me queixo constantemente do de Lisboa.
Fico um pouco triste/envergonhada/cabisbaixa pelo facto do aeroporto de Lisboa (e já agora o do Porto) estarem tão mal cotados. Nem sei que critérios foram considerados.
Por isso vou-me focar no que a mim me desagrada.
Partidas: Não tenho quase nada a apontar.
Há aglomeração de gente, as filas são grandes para o controlo de bagagem, mas também temos das máquinas mais avançadas da Europa. Na parte das máquinas novas, já nem o pc temos de retirar da pasta ou da mala.
Mas temos uma parte menos recente (a da esquerda) e as mesas de preparação das malas são minúsculas. Colocamos as malas, abrimos à procura dos itens que temos de retirar e já começamos a sentir a pressão de não termos ninguém à nossa frente. Enquanto isso, a pessoa atrás de nós poderia ir abrindo a mala dela se tivesse espaço! Isso atrasa o processo.
Depois, há o caso das mangas. Poucos são os aviões com saída de manga. Lá temos de ir de autocarro até ao outro lado de Lisboa (ou assim parece) para entrar no avião. Mas neste caso eu entendo, são contingências relacionadas com o facto do aeroporto precisar de mais espaço, de ser maior...
Chegadas: Aqui sim, tenho muitas queixas.
O aeroporto de Lisboa sofreu obras nos últimos anos. E agora toda a gente, quer esteja a partir, quer esteja a chegar, passa no mesmo circuito - o das lojas. Então chegamos e são dois mares de correntes opostas a tentarem passar pelo mesmo local. Não tem lógica!
Depois, se temos o azar de chegar e ter de ir de autocarro para o edifício do aeroporto, este deposita-nos na parte mais longínqua do aeroporto (láaaa junto ao controlo de passaportes de fora da UE) e temos de percorrer TOOOODO o aeroporto para chegar à zona de saída.
E ainda assim, quando chegamos ao tapete, as malas do nosso avião NUNCA estão lá. E aqui é o meu maior motivo de queixa. O nosso aeroporto é o mais lento na entrega de bagagens. Nem o passeio que fazemos até ali chegar (!) nos poupa a 20 - 40 minutos de espera.
E posso afiançar-vos que nada custa mais do que fazer um voo nocturno ou muito madrugador e chegar ao destino e não te poderes enfiar no carro para os últimos 300 km de viagem e posteriores 7 ou 8 horas de trabalho! Aquela meia hora ou hora inteira faz uma grande diferença e para ser sincera, irrita-me um bocado!
Portanto, sim, precisamos de um novo aeroporto, mas antes de mais, que ele seja bem planeado e funcional!