Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

happyness is everywhere

O Povo português é essencialmente cosmopolita. Nunca um verdadeiro Português foi português: foi sempre tudo. FP

happyness is everywhere

As espécies vivas que despertam cobiça

Sabiam que o jacanradá pode valer mais do que o marfim?

jacaranda.jpg

O gabinete Contra Droga e Crime da ONU afirma que o valor da madeira de jacarandá traficada é quase de mil milhões de euros por ano. Como se chegou aqui?

Porque esta madeira está protegida por um tratado internacional. Estas árvores demoram cerca de 100 anos a atingir a maturidade, e na China onde esta madeira é muitíssimo apreciada, a árvore já se encontra extinta. Só a título de curiosidade, uma cama de dossel pode chegar na China aos 900 mil euros!!

E como a árvore já não existe na China, eles voltaram-se para o Sudoeste Asiático. Madagáscar especificamente, onde se suspeita que o próprio Governo está envolvido no tráfico. E Guatemala.

 

Este vasto mundo desperta muita ganância e muitos são aqueles que se aproveitam destes interesses para devastar zonas e espécies, e especialmente da necessidade local de combater a fome. Sempre foi assim e sempre assim será...

Não apenas árvores, mas animais tais como o pangolim, por exemplo, muito procurado pela sua carne mas especialmente pelas suas escamas ou como o abalone, um molusco muito apreciado.

Tão triste esta ganância toda!

7 comentários

Comentar post