Como é que a CP dá prejuízo?
Andamos constantemente em greve. E sob ameaça de supressão de comboios.
São constantes os atrasos nas linhas secundárias, com a desculpa de perturbações na linha ou manutenção, sendo que no verão há supressão de comboios. Não seria preferível fazer um horário para verão, já que não têm recursos para manter os horários?
E depois, parece-me que a política dentro da CP não é de rentabilizar as viagens, não interessando se o comboio vai vazio ou cheio.
A semana passada fui de TGV de Lille a Paris. Este fim de semana, vou de Copenhaga para Kalmar. Tenho portanto visitado muitos sites e feito muita pesquisa.
E fiz mais estas para comparação, com base no dia de amanhã:
Na SNCF, em todo o tipo de comboios (mesmo no TGV como foi o caso), consoante a hora e a procura, o preço do bilhete pode baixar. Ou seja o preço do bilhete é dinâmico. Se o cliente tiver de ir a Paris e for livre, pode optar por aquele bilhete de 29€, mas se tiver de estar lá a uma determinada hora, poderá ter de pagar 47€. Ou seja, uma flexibilidade de 18€. (Para comparar preços, trata-se de 375 kms feitos em 54 minutos)
Já na pesquisa para amanhã, de Tunes até ao Oriente, ainda que possa apanhar qualquer um, a diferença de preço é de 1€. Tão entusiasmante!!! (Para comparar preços, trata-se de 253 kms feitos em 2h30 na melhor das hipóteses)
O que é nacional é bom!!
Será? Ou teremos que aplicar na CP a mesma estratégia que há uns anos aplicámos na TAP, que dava prejuízo repetidamente??