Consulta do viajante
3 dias a tentar marcar a Consulta do Viajante. 3 dias!!
E não consegui, que uma pessoa não pode decidir assim do ontem para hoje que vai viajar!
Resposta recebida: E mas se foi à Índia em 2016, já ouviu a lengalenga da consulta e só precisa das vacinas.
É?? A sério??
Não...
Pois, que sim, que só me faltam as vacinas.
Sim, que ninguém quer ir de férias e ficar doente. Ou pior, ter de ser internado! Claro que a resposta que me deram não é a mais indicada, mas é o que se arranja no SNS... Vou ter de pagar a consulta online e ouvir as indicações e as medidas preventivas devo adoptar antes, durante e depois da viagem. Para já, sei que tenho de levar a vacina da febre-amarela.
Consulta do viajante, o que é?
Trata-se de uma consulta dada por um médico especialista em doenças infecciosas, Medicina Tropical, etc...
As indicações costumam variar consoante o destino, o número de dias de viagem e a condição física. Verificam o teu boletim de vacinas e informam e prescrevem as vacinas específicas em falta.
Mas para mim, o mais importante, é serem-te receitados medicamentos para prevenires e em caso de SOS, se te acontecer algo lá pela viagem. E claro, os conselhos de boas práticas para que não fiques doente.
Quem deve fazer a consulta do viajante?
Claro que quando se viaja na Europa, não precisaremos de cuidados extras, mas se a intenção é ir para destinos mais exóticos tais como África, Américas Central e do Sul e Ásia, é evidente que necessitaremos da consulta.
Quando estive na Índia por exemplo, foi fundamental ter feito a consulta para saber os comportamentos a não adoptar, principalmente.
E quando ir à consulta?
O ideal seria um mês antes. Mas isso é o ideal. Vou viajar no último fim de semana de Março e só soube na passada segunda-feira. Consultas? Cadê??
Até online, ficou agendada para 25 de Março. Mas como planeio ter as vacinas todas tomadas até lá, agendei à mesma na expectativa dos conselhos.
Portanto se sabes que vais viajar, não esperes pelo mês e antecipa-te. Até porque algumas dessas vacinas têm uma toma única durante toda a vida, outras têm 5 ou 10 anos de validade, pelo que não é prejudicial ir antes...
Consulta do viajante onde?
O Sistema Nacional de Saúde tem, mas por exemplo aqui no Algarve, apenas existe em Portimão e Faro e como disse, estão cheios.
A opção online valeria se não houvesse tanta procura. Como disse, antecedência é a palavra de ordem! Marquei ontem para dia 25/3 - um mês de espera!! A consulta é por skype, já fiz uma assim em 2016 e funciona muito bem. Recebes as receitas por mail logo a seguir e tens de pagar por cartão de crédito no momento da marcação - 25€.
Vale a pena ter seguro de saúde?
Pessoalmente creio que sim! Tenho um que assegura as minhas estadias pelo mundo e cobre tudo desde acidente, internamento, cirurgias, etc...
Vale a pena se formos para um local mais longínquo e que não reconheça o nosso cartão europeu de saúde.