Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

happyness is everywhere

O Povo português é essencialmente cosmopolita. Nunca um verdadeiro Português foi português: foi sempre tudo. FP

happyness is everywhere

Consulta do viajante

3 dias a tentar marcar a Consulta do Viajante. 3 dias!!

E não consegui, que uma pessoa não pode decidir assim do ontem para hoje que vai viajar!

Resposta recebida: E mas se foi à Índia em 2016, já ouviu a lengalenga da consulta e só precisa das vacinas.

É?? A sério?? 

Não... 

consulta-viajante-vacinas.jpg

 

Pois, que sim, que só me faltam as vacinas.

Sim, que ninguém quer ir de férias e ficar doente. Ou pior, ter de ser internado! Claro que a resposta que me deram não é a mais indicada, mas é o que se arranja no SNS... Vou ter de pagar a consulta online e ouvir as indicações e as medidas preventivas devo adoptar antes, durante e depois da viagem. Para já, sei que tenho de levar a vacina da febre-amarela.

 

Consulta do viajante, o que é?

Trata-se de uma consulta dada por um médico especialista em doenças infecciosas, Medicina Tropical, etc...

As indicações costumam variar consoante o destino, o número de dias de viagem e a condição física. Verificam o teu boletim de vacinas e informam e prescrevem as vacinas específicas em falta.

Mas para mim, o mais importante, é serem-te receitados medicamentos para prevenires e em caso de SOS, se te acontecer algo lá pela viagem. E claro, os conselhos de boas práticas para que não fiques doente.

 

Quem deve fazer a consulta do viajante?

Claro que quando se viaja na Europa, não precisaremos de cuidados extras, mas se a intenção é ir para destinos mais exóticos tais como África, Américas Central e do Sul e Ásia, é evidente que necessitaremos da consulta.

Quando estive na Índia por exemplo, foi fundamental ter feito a consulta para saber os comportamentos a não adoptar, principalmente.

 

E quando ir à consulta?

O ideal seria um mês antes. Mas isso é o ideal. Vou viajar no último fim de semana de Março e só soube na passada segunda-feira. Consultas? Cadê??

Até online, ficou agendada para 25 de Março. Mas como planeio ter as vacinas todas tomadas até lá, agendei à mesma na expectativa dos conselhos.

Portanto se sabes que vais viajar, não esperes pelo mês e antecipa-te. Até porque algumas dessas vacinas têm uma toma única durante toda a vida, outras têm 5 ou 10 anos de validade, pelo que não é prejudicial ir antes...

 

Consulta do viajante onde?

O Sistema Nacional de Saúde tem, mas por exemplo aqui no Algarve, apenas existe em Portimão e Faro e como disse, estão cheios.

A opção online valeria se não houvesse tanta procura. Como disse, antecedência é a palavra de ordem! Marquei ontem para dia 25/3 - um mês de espera!! A consulta é por skype, já fiz uma assim em 2016 e funciona muito bem. Recebes as receitas por mail logo a seguir e tens de pagar por cartão de crédito no momento da marcação - 25€.

 

Vale a pena ter seguro de saúde?

Pessoalmente creio que sim! Tenho um que assegura as minhas estadias pelo mundo e cobre tudo desde acidente, internamento, cirurgias, etc...

Vale a pena se formos para um local mais longínquo e que não reconheça o nosso cartão europeu de saúde.

 

1 comentário

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.