É a partir de hoje...
Que esgotamos os recursos da Mãe-Natureza para este ano. Os próximos 5 meses serão vividos a crédito, divulgou esta semana uma rede de organizações não governamentais ambientalistas.
A meta de 1 de agosto é a data em que terão sido utilizadas todas as árvores, água, solos férteis e peixes que a Terra consegue fornecer em um ano para alimentar e abrigar os seres humanos e terá sido emitido mais carbono do que os oceanos e florestas conseguem absorver.
Todos os anos ouvimos falar neste prazo. E todos os anos o prazo chega mais cedo.
Em 1975, chegava quase ao final do ano - 29 dezembro. Em 2000, foi em meados de setembro. Em 2015, dia 13 agosto. Em 2016, dia 8 agosto e o ano passado, 3 de agosto.
Apesar de tudo, esta crescente preocupação parece ter dado algum fruto nos últimos dois anos.
Vamos continuar a trabalhar?
E se já vamos individualmente fazendo alguma coisa para reduzir a nossa pegada ecológica, um factor preocupante é a comida.
Um terço da comida acaba no lixo. É preciso começar também a trabalhar este aspecto. Ainda mais quando parte da população mundial morre à fome.
Não é um escândalo? Não podemos nós - cada um de nós em suas casas e junto da nossa micro-comunidade, fazer algo para sensibilizar?