Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

happyness is everywhere

O Povo português é essencialmente cosmopolita. Nunca um verdadeiro Português foi português: foi sempre tudo. FP

happyness is everywhere

Meatless #19

EMPADÃO DE ATUM COM LEGUMES

 

 Ingredientes: 1 kg batata, leite qb, noz moscada, pimenta, 1 colher sopa margarina (eu uso becel).

1 courgette grande, tomate cherry, tomate vermelho, 1/2 funcho, 1 cebola pequena e 1 dente alho, louro, 25g milho, 1 tomate, queijo ralado. Para temperar cominhos, pimenta e colorau.

 

Como chegar lá: Cozer a batata e reduzir a puré. Temperar com noz moscada, margarina e leite até obter a consistência certa. Podem ainda usar o puré congelado à venda no mercado São boas opções para evitar o trabalho e o sabor é semelhante. Quando usar este, deixo descongelar um pouco enquanto se prepara o recheio e depois em 200ml de leite magro, acabar de descongelar o resto. Temperar da mesma forma, embora eu já não acrescente a margarina neste. Colocar metade numa travessa de ir ao forno.

1 (2).jpg

Entretanto juntar numa frigideira com um pouquinho de azeite, o funcho, cebola e alho picados com uma folha de louro. Acrescentar o tomate aos cubos pequenos e deixar estufar misturando um pouco de água. Acrescentar o tomate cherry inteiro, a courgette aos cubos pequenos, o milho (que me sobrou de outra receita) e deixar cozinhar. Podes fazer com outros vegetais que tenhas no frigorífico, ou que gostes mais. Eu esqueci-me de juntar azeitonas às rodelas!

Quando a água tiver evaporado, temperar com cominhos, pimenta e colorau, ou outros a gosto.

2 (2).jpg

Deitar sobre a primeira metade na travessa, sobre todo o puré. Cobrir com o resto de puré e alisar com uma colher molhada ou uma espátula. 

3 (2).jpg

Colocar queijo ralado (eu usei da ilha) por cima. No empadão, costumo colocar uma gema de ovo espalhada por cima e não queijo, mas tinha gasto o último ovo na véspera...

Levar ao forno vigiando até ficar tostadinho.

4 (2).jpg

Esta é uma refeição-conforto que costumo fazer quando o meu filhote está por casa, para recuperar da privação que vai passando em Lisboa... E costumo meter vegetais porque... bem, todas as mães me entendem, não é? 

Bom apetite!