Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

happyness is everywhere

O Povo português é essencialmente cosmopolita. Nunca um verdadeiro Português foi português: foi sempre tudo. FP

happyness is everywhere

Mulheres-objecto no desporto

Imagem relacionada

Como a maior parte de vocês já percebeu, eu tenho o meu segundo trabalho no meio desportivo.

E desde sempre me habituei a ver as meninas dos beijinhos e as meninas do pódio, normalmente pouco vestidas. Sempre achei pouco dignificante aquele desempenho, mas por outro lado, nunca lhes detectei qualquer sinal de que tivessem essa mesma percepção. Engraçado como as coisas são...

 

Verdade que nas provas de menor importância ou naquelas em que os competidores não são ainda profissionais, as meninas eram muitas vezes filhas de alguém, ou meninas das escolas ali perto. E a isso não apontava o dedo. Assim como já estive em competições internacionais femininas em que existem "meninos de pódio" - vestidos, claro...

Nas competições nacionais de topo, vi na última década e meia, serem contratadas agências de publicidade e passaram a ser modelos profissionais a desempenhar esse papel. Ainda assim e talvez especialmente por isso, com muita carne à vista.

No ano passado, em duas competições mundiais da minha modalidade na Austrália e em Espanha, já esta coisa das meninas do pódio foi afastada e apresentaram um casal, vestido de forma sóbria e nas cores dos patrocinadores, que fez as funções protocolares.

  

Este ano, a Fórmula 1 anunciou que vai acabar com a tradição de ter modelos nas pistas, assim como no pódio final com os competidores e nas sessões de autógrafos, e já nesta época, no início da nova temporada do campeonato do mundo, dia 25 março. Será estendido ainda às competições de Fórmula 2. 

O director comercial e de operações da F1, Sean Bratches afirmou que "apesar de ser tradição há décadas ter 'grid girls' no Grande Prémio de Formula 1, sentimos que esta prática não ressoa com os valores da nossa marca e está claramente em desacordo com as normas actuais da sociedade. Não acreditamos que esta prática seja apropriada ou relevante para a Fórmula 1 e para os seus fãs, velhos e novos, em todo o mundo", acrescentou..

 

Claro que a decisão foi aplaudida pela Women's Sport Trust uma instituição que fomenta o impacto e a visibilidade do desporto no Feminino.

 

Por isso, é com muita esperança que vejo esta mudança. E fico ansiosa por que esta medida da Fórmula 1 ajude a tornar comum esta prática e que ela chegue rapidamente de uma forma geral à minha e a muitas outras modalidades. 

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Happy 03.02.2018 08:16

    Tens razão quando falas noutras indústrias e noutras situações.
    A mim incomodam-me pelas razões que expliquei e porque tirem protagonismo aos verdadeiros heróis.
    Por exemplo, quando vejo a volta a França, elas estão lá, mas vestidas de acordo, de uma forma digna. 
  • Imagem de perfil

    Robinson Kanes 04.02.2018 15:04

    Honestamente, os "heróis da fórmula 1" não perdem grande protagonismo... Pelo contrário... 


    Mas... O que é estar vestido de uma forma digna? Aposto que para muito boa gente, a forma como se vestem no Tour não é propriamente a mais digna... E já nem falo das típicas fotos com beijinho. :-)



    Mas ainda podemos ir mais longe: comparado com o que se vê nas ruas e nas redes sociais, não falta quem ande bem pior - finalmente, só lá está quem quer e castrar iniciativas similares não é diferente de reprimir a liberdade.
  • Imagem de perfil

    Happy 05.02.2018 08:09

    Desculpa, mas não posso concordar.
    Porque quem anda na rua, anda como quiser. Não quero reprimir a liberdade de ninguém, mas relativamente ao desporto e outras iniciativas, claro que não passa por proibir, mas achar que dá mau aspecto. E dá. Deu todas estas 3 décadas que estou na modalidade.
    A minha modalidade ainda não se pronunciou, mas espero que mais cedo ou mais tarde, perceba que aquilo no final e no início das provas não aporta nada à modalidade, antes pelo contrário.
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.