Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

happyness is everywhere

O Povo português é essencialmente cosmopolita. Nunca um verdadeiro Português foi português: foi sempre tudo. FP

happyness is everywhere

O Povo português é essencialmente cosmopolita. Nunca um verdadeiro Português foi português: foi sempre tudo. FP

Os ensinamentos da escola são intemporais?

A ciência e principalmente o conhecimento evoluem, por isso muitas das coisas que aprendemos na escola já não são totalmente verdade, ou serão? Vamos ver alguns exemplos?

 

# Por exemplo, Plutão. Aprendemos na escola que era o nono planeta, mas já não é. Embora um grupo de cientistas da NASA queira ver Plutão de novo da lista dos planetáveis...

 

# Os camaleões. Aprendemos que usam a mudança da cor para se camuflarem. Mas estudos mais recentes mostram que afinal eles mudam de cor também para mostrar estados físicos ou de humor: se uma fêmea está receptiva (entendem?) ou grávida, se um macho está com raiva, se há um inimigo ou presa à vista. Para além disso também os ajuda a regular a temperatura.

 

# Isaac Newton definiu as sete cores do arco-íris. Vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta ou roxo. Naquele tempo o 7 era número mágico - os planetas então conhecidos, dias da semana e as notas musicais. Mas a realidade veio mostrar que estava muito aquém. Hoje falamos em gamas de cores muito mais variadas.

 

# Aprendemos que o doce é percebido na ponta da língua e o amargo na parte de trás. Nada mais errado. Porque se colocarmos na ponta da língua algo amargo, vai conseguir identificar. Descobriu-se que os pontos que diferenciam os diferentes sabores estão distribuídos uniformemente em toda a língua.

 

# A classificação tradicional dos seres vivos em animais, plantas e unicelulares tornou-se obsoleta nos anos 70, mas continuou a aparecer em muitos livros. Passou-se a falar de animais, plantas, protistas (eucariotas unicelulares ou multicelulares sem tecidos diferenciados) e procariotas (bactérias ou organismos sem núcleo). 

 

# Os sentidos. Os famosos cinco sentidos humanos são realmente mais do que vinte, como a sede, a fome, a consciência corporal,a percepção de dor ou de temperatura, equilíbrio, ou seja, profundidade e sinestesia (a combinação de sensações que percebemos), etc. 

 

# A gravidade. É verdade que o físico Isaac Newton estava sentado debaixo de uma macieira quando iniciou a teorização da lei da gravidade. Mas o seu biógrafo, já em 1752, revela que Newton lhe contou que houve de facto uma queda de maçã mas que esta nunca o atingiu na cabeça.

 

E aprendemos mais um bocadinho hoje... Bom resto de dia!!

 

8 comentários

Comentar post