Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

happyness is everywhere

O Povo português é essencialmente cosmopolita. Nunca um verdadeiro Português foi português: foi sempre tudo. FP

happyness is everywhere

Os nossos olhos

Ontem, a ligar a televisão, apanhei um programa no fim e achei o assunto interessante - os nossos olhos. Recuei até ao início da conversa.

 

Começava com daltonismo. E eu tenho dois amigos (homens) daltónicos, pelo que até estava mais ou menos por dentro do assunto. Ainda assim, fiquei a saber coisas que desconhecia. Por exemplo, não sabia que é um problema essencialmente do sexo masculino: 8% nos homens contra 0,2% nas mulheres. E porquê? porque se trata de um defeito no cromossoma x. Como a mulher têm 2, mesmo que um esteja afectado, não tem sintomatologia. Mas ao engravidar, pode passar para o rebento que, se for homem e tendo apenas um cromossoma x, vai ter sintomatologia.

Nas profissões que exigem testes finais de cor, essas profissões são executados por mulheres, porque para além destas serem menos sensíveis ao daltonismo, têm ainda mais cones que identificam tons. Por isso é que as mulheres vêem púrpuras, lilases, etc e para os homens é tudo roxo.

Existem filtros, aplicados a lentes que podem ajudar. E uma tabela. Esta, inventada por um português, ajuda a que quem vai às compras sozinho, volte para casa com uma gravata verde e não castanha, ou que compre um carro vermelho e não verde ou azul, as 3 cores mais semelhantes!

Depois, falou-se de outras questões que eu já conhecia. Por exemplo, da questão dos semáforos, que têm sempre aquela sequência para ajudar quem não distingue as cores. 

10-imagens-que-lhe-permitem-ver-o-mundo-como-as-pe

 

O tema seguinte foi a miopia.

Os novos hábitos visuais, obrigam-nos a desenvolver a visão de perto, quando os nossos olhos foram desenvolvidos para ver ao longe.

Os nossos pais e os nossos avós brincavam na rua e olhavam para longe, hoje as nossas crianças olham para perto, o que vai contra a natureza. No futuro, todos verão muito bem ao perto e muito mal ao longe.

Actualmente a população míope mundial é de 18% mas prevê-se que em 2020 seja 20% e em 2050, 50%, fruto dos nossos novos hábitos.

Podemos contrariar isso? Sim, respeitando a regra dos 20-20-20.

20 minutos de computador

pausa de 20 segundos para dar repouso aos olhos, e olhar para longe

esse longe está definido em 20 pés (equivale a 6 metros).

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Happy 27.07.2017

    Sim, também aprendi umas coisas novas Image
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.