Palhinhas
Já perceberam pelos post que vou publicando pontualmente, que a ecologia e a forma como tratamos o planeta é um ponto que me preocupa.
E agora li um artigo sobre palhinhas. Já tinham pensado nisso? Not me.
Parece que se trata do objecto de plástico com a média de vida mais curta. Mais ou menos 20 minutos e acabam no lixo. Não pode ser reciclado. É tão leve que é facilmente transportado pelo vento e quando depois de ressequido se parte, é facilmente engolido por animais marinhos. E voltam eventualmente à nossa mesa!!
O movimento The Last Plastic Straw teve o seu começo com uma tartaruga que ficou com uma palhinha de 10cm presa no nariz e um pinguim com o estômago furado, e deu depois origem a outros movimentos, um deles nacional, o Straw Patrol, que se dedica à limpeza de milhares e milhares de palhinhas por esse país e mais perigoso, por essas praias, dado depois o vento as levar para o mar. Aliás, a palhinha é perfeitamente dispensável, a menos que tenhamos um problema de saúde. O assunto já está na Assembleia mas ainda não há data para a votação, mas digo-vos já que não me choca a proibição. Existem outros materiais, tais como papel, bambu, ou metal para quem precisa delas numa base diária.
Nunca mais vou esquecer aquela tartaruga quando agora me servirem uma caipirinha... E vou recusa-la (não à caipirinha, claro!).
A Bacardi aderiu ao movimento e deixou de servir o rum com palhinha em 2016.
São milhões de palhinhas usadas todos os dias pelo mundo fora.
Quando nos oferecerem uma palhinha, vamos pensar duas vezes e bora recusar?