Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

happyness is everywhere

O Povo português é essencialmente cosmopolita. Nunca um verdadeiro Português foi português: foi sempre tudo. FP

happyness is everywhere

Queijos DIY, também queres experimentar?

O meu filhote anda com a mania que quer ser vegan. De maneira que começou a cozinhar para ele, o que para mim, acaba por ser um alívio, confesso!

Mas tem uma perdição, aliás como eu, que continuo a comer queijos. Não consigo e nem quero privar-me de tal iguaria!

No outro dia tentei fazer um queijo de caju. Triturei, moldei, deixei secar. Começou a azedar (possivelmente seria normal) mas eu comecei a não gostar do cheiro e desisti.

Até que num jantar na Fatacil, uma amiga me disse que fazia o seu próprio requeijão. Religiosamente. Todas as semanas. Perguntei, anotei.

 

E no sábado, foi dia:

Aqueci o leite meio gordo. (bem sei que ficaria melhor com leite gordo, mas faz-me impressão )

1.jpg

Quando ferveu, retirei do lume e juntei 4 a 8 colheres de sopa de vinagre de sidra. No meu caso, bastaram 3 colheres para começar a coalhar. Acrescentei mais uma (o que perfez 4) só para ter a certeza que a separação se fazia todinha. Deixei repousar.

2.jpg

Musseline é a palavra-chave do passo seguinte. Como não tinha, a minha mãe tinha-me arranjado um pedaço de tecido de um cortinado branco daqueles fininhos que depois de lavado, foi guardado com esse intuito. Coei com a ajuda de um coador e da musseline. Deixei que perdesse mais um pouco da humidade (francamente abusei. Para a próxima, retenho um pouco mais de água para que ele fique mais cremoso).

3.jpg

(aquele soro ainda pode ser usado em sopas, biscoitos, etc...)

Temperei com sal e no frigorífico aguentará 5 dias. Um litro de leite deu para cerca de 200g de queijo. Não é muito é verdade...

Estava muito bom, mas para a próxima vou temperar com cebolinho também! 

 

10 comentários

Comentar post