Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

happyness is everywhere

O Povo português é essencialmente cosmopolita. Nunca um verdadeiro Português foi português: foi sempre tudo. FP

happyness is everywhere

Uma ajuda de pato!

Vi no outro dia na Suíça, uma informação acerca das novas formas de fertilização e de como os agricultores estão a voltar ao passado.

Essa é também, em boa verdade, uma forma de produzir económico e saudável. Livre de químicos. Esta técnica está a ser utilizadas também nas vinhas.

36028-camargue-canards-remplacent-pesticides-dans-

 

Tudo começou quando um produtor francês de arroz bio se deslocou ao Japão. Aí ele constatou que os produtores de arroz se rodeavam de patos para tratar os arrozais. Essa técnica existe no Japão desde os anos 80 e nunca foi abandonada.   

Os agricultores franceses decidiram então estudar os métodos ancestrais e começaram a aplica-los há cerca de 6 anos, com sucesso.

Os patos alimentam-se dos insectos e das ervas daninhas mas não tocam nas plantas do arroz e ainda fertilizam! Para além disso, ao nadar e ao dar às patas, oxigenam a água e agitam a terra.

 

Claro que os patos têm de ser educados durante o primeiro mês de vida e na primavera, os 1200 companheiros de trabalho são lançados nas parcelas de arroz. 

O problema reside no crescimento dos patos, que de um ano para outro tem de renovar o conjunto de patos, mas estão agora a estudar implementar uma raça de patos mais pequena, de crescimento menos acentuado e que permita passar por diversas colheitas.

Ainda assim, o método fica mais económico do que percorrer os 60 hectares de arrozal e colher manualmente, as ervas daninhas de tal espaço. 

 

Métodos antigos a seguir? Parece que sim...

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Happy 28.12.2018 18:22

    Já viste bem? Adorei ter visto este anúncio na tv!
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.