Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

happyness is everywhere

O Povo português é essencialmente cosmopolita. Nunca um verdadeiro Português foi português: foi sempre tudo. FP

happyness is everywhere

Viajar de forma leve

Lembrei-me de fazer este post porque muita gente tem dificuldade em viajar com pouca bagagem.

Pessoalmente, tenho a confessar que só uso uma mala maior que a chamada mala de cabine quando vou por mais de 10 dias. E reparem que na maior parte das minhas viagens, conjugo lazer com trabalho e portanto tenho que levar roupa civil e farda.

 

Claro que não me importaria nada de levar a mala gigante de todas as vezes... Mas carregar a mala durante a viagem é um pesadelo. Para além de que que aumenta exponencialmente a possibilidade de chegar ao destino sem ela. 

E apesar de fazer a mala ser a parte mais chata da viagem, dedico o tempo necessário para viajar o mais leve possível e evitar levar coisas de que não vou precisar.

 

1º Passo - Conferir a meteorologia no destino

Alguns dias antes, visito o site local de meteorologia e verifico temperatura e previsão de chuva.

Normalmente confio e não me tenho dado mal. Já lá vai o tempo em que fosse qual fosse a previsão, levava skis e bikini

Mas isso não quer dizer que não coloque um casaquinho se for um destino de calor ou uma peça mais fresquinha se for um destino mais frio. Até porque a experiência me diz que na maior parte dos países ditos frios, basta um casaco bom. Depois dentro de casa, qualquer coisa leve serve. Por isso, temos de deixar a nossa memória cultural para trás e pensar em termos locais.

 

2º Passo - Escolher roupas de cores neutras

Escolho o tipo de roupa que vou usar, de acordo com o ambiente de cidade, praia ou campo para onde vou.

Uma dica que aprendi há muitos anos com a modelo Ana Wilson é que devemos sempre escolher a roupa dentro dos mesmos tons. Assim, vamos precisar apenas de um casaco que combinará com tudo e no dia a dia, será mais fácil fazer conjuntos. Nós mulheres, temos a vantagem dos vestidos, que são óptimas opções e só pedem uma écharpe nos finais de dia.

 

3º Passo - Faço pilhas 

Escolho o tipo de roupa por tipo e faço pilhas. Normalmente depois de escolher as camisolas ou as calças que quero levar, conto-as e percebo que tenho roupa a mais. Tenho de começar então a eliminar. 

A ideia é sempre eliminar e não optar por levar um mala maior. Se vou por 5 dias por exemplo, não preciso de mais de 2 calças, nem de 15 camisolas.

Se for para o frio, tenho o cuidado de levar vestido as peças que ocupam mais espaço.

 

4º Passo - Sapatos

Este é o meu calcanhar de Aquiles, por sofrer tanto dos pés. Mesmo assim, nunca levo mais de 3 pares. Para poder ir trocando e assim aliviar os pés. E nunca, nunca esqueço umas havaianas. Detesto andar no quarto descalça se o quarto tiver alcatifa por exemplo e quando o hotel permite um pequeno almoço mais descontraído, aproveito para prolongar o alívio dos pés... 

Arranje um saquinho para cada par de sapatos. É mais fácil de arrumar.

 

5º Passo - Produtos de higiene

Claro que aqui também levo o mínimo possível, sem esquecer a maquilhagem. Já fiz um post sobre a minha bolsa de higiene. Escusado será dizer que não levo frascos normais de champôo, levo miniaturas, frascos que vou comprando e ganhando e que depois reabasteço para as minhas viagens com os meus produtos. Não gosto de usar os produtos de hotel.

 

6º Passo - Nécéssaires

Normalmente faço dois nécéssaires. Um para os produtos líquidos onde se inclui a pasta de dentes e o rímel. E outra bolsa com escova de dentes, sombras, pensos, tampões, enfim.. Acho mais fácil encaixar duas bolsinhas mais pequenas do que uma grande.

Tenho uma pequena bolsa para medicamentos também.

 

7º Passo - Últimas revisões

Aproveito para verificar os conjuntos de roupa e se posso eliminar algo mais. 

O essencial é não ir com a mala cheia. Vamos trazer lembranças, certo? E podemos ficar apaixonados por um lenço ou uma camisola, ou umas calças, não é? Normalíssimo!!

mala-de-viagem.jpg

Outra dica que quero deixar é levarem um saco de plástico para roupa suja. Principalmente se vão andar a viajar e têm de misturar roupa suja e roupa lavada na mesma mala... A sério, é muito importante!

 

Mas se começou a viajar e ainda leva estas malas todas... não se preocupe... vem com a prática. Quanto mais viajar, melhor vai conhecer as suas reais necessidades e o que pode perfeitamente ficar em casa!

drama-queen-mala-de-viagem.jpg

 Há por aí mais sugestões?

8 comentários

  • Imagem de perfil

    Happy 21.06.2018

    Ui, tanta gente de uma só vez. Vai ser um desafio!!
  • Imagem de perfil

    Bruxa Mimi 21.06.2018

    Ai, se vai! 
  • Imagem de perfil

    Happy 25.06.2018

    Mas vais sair-te bem!!
  • Imagem de perfil

    Bruxa Mimi 25.06.2018

    Espero que sim, sinceramente - ou só voltamos a viajar daqui a 10 anos... 
  • Imagem de perfil

    Happy 25.06.2018

    Daqui a 10 anos eles devem estar a passar (pelo menos alguns) por aquela fase de não tomo banho! E aí a mala será MESMO mais pequena 
  • Imagem de perfil

    Bruxa Mimi 25.06.2018

    Não me assustes - é que os meus estão, NESTA ALTURA, na fase de não quererem tomar banho. Pode ser ainda pior? Eu mesma respondo: pode, porque agora nós mandamos e eles acabam por tomar banho (ou nós damos-lhes, exceto à Vassoura). Mas, espera, daqui a 10 anos a Vassoura será uma adulta de 21 anos, a Varinha uma de 20, e o Feitiço - OMD! - um adulto de 18. Espero que nessa altura só a Magia, com 11 anos, faça fita para tomar banho!
  • Imagem de perfil

    Happy 25.06.2018

    O meu filho foi para a faculdade com 18 anos. Cheguei à conclusão que só mudava de lençóis pr'aí de 2 em 2 meses, e era quando a namorada ia lá a casa... 
    Portanto sim, pode piorar... 
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.